Ratos: um perigo urbano!

Eles causam tanta repulsa quanto baratas, vivem em telhados, ruas e esgotos e podem transmitir doenças aos seres humanos, direta ou indiretamente. Esses mamíferos são espécies sinantrópicas, ou seja, aquelas que se adaptam a viver em centros urbanos em contato com as pessoas. E esse contato tão próximo pode ser extremamente perigoso para nossa saúde.

Desenhos animados e filmes já o apresentaram até como heróis, mas a verdade longe das telinhas é que eles são responsáveis por transmitir mais de 200 doenças e isso não é nada legal. Entre as principais doenças transmitidas por esses roedores estão a leptospirose, o tifo, a peste bubônica, a febre hemorrágica e a nefrite epidêmica, além de sarna e micoses. Há cerca de 2000 espécies de ratos espelhados pelo mundo e acredita-se que haja cerca de 150 milhões de indivíduos só no Brasil. Dá pra imaginar, isso? Melhor não.

Entre as espécies urbanas que se adaptaram a viver próximo ao homem, podemos classificá-las como residentes e não-residentes. No grupo das residentes temos o camundongo (Mus musculus) e o rato preto ou rato de telhado (Rattus rattus). Já a espécie não residente é a ratazana ou rato de esgoto (Rattus norvegicus). Os camundongos habitam o interior das edificações e fazem ninhos em armários, fogões, geladeiras e até em máquinas de lavar roupa e alimentam-se de frutas e alimentos armazenados. Os ratos pretos podem ser encontrados nos forros das casas, no oco das árvores ou em sótãos. As ratazanas, ótimas nadadoras que são, habitam os esgotos ou fazem suas tocas e túneis em terrenos terrenos baldios e nas encostas de córregos.

Sinais de infestações de roedores

Esses animais têm hábitos notívagos e como saem à noite para se alimentarem são pouco vistos. Mas se estão presentes inevitavelmente vão deixar sinais de sua presença, como fezes, alimentos roídos e até mudanças de hábito dos cachorros, que ficam muito agitados durante o período noturno.

Para ajudar a evitar a presença deles a limpeza do ambiente e o manejo adequado do lixo doméstico são essenciais. Em casos de infestações graves a contratação de serviços especializados em desratização torna-se fundamental pois cada espécie possui características próprias e apenas profissionais capacitados serão capazes de oferecer os métodos mais adequados para expulsar esses desagradáveis visitantes.

[kkstarratings]

WhatsApp